15 de setembro de 2010

Sobre o Festival de Artesanato

Olá!

Devido a alguns contratempos na vida real, estou demorando um pouco para atualizar o blog e a loja virtual, mas já já tem novidade pipocando por aqui, ok? Inclusive um sorteio! Aguardem!

Enquanto isso, vou postar aqui as fotos do Festival de Artesanato Algodão Doce, que aconteceu em agosto (13-17). Adorei participar e conhecer tanta gente talentosa! Um quantidade imensurável de coisinhas fofas e lindas por m²!

A organização foi impecável, ótimo ambiente, ótimas pessoas! Quem não foi, não pode perder o próximo, viu?

O evento estava muito movimentado, graças à divulgação com antecedência e em vários meios de comunicação. O meu balcão era à direita, perto da entrada, ao lado da técnica da meia de seda.

Eu (dir.) e minha irmã (esq), no primeiro dia do evento. Ah, quem visitou o balcão em outros dias deve estar estranhando a foto, pois todos os dias mudávamos todas as peças de lugar e a decoração também!

Detalhe das peças - boa parte já tem dona! Muitas peças foram feitas exclusivamente para o evento, nem deu tempo de fotografá-las! As peças de closonê foram o destaque do stand (sempre elas!)
Eu e as meninas que organizaram o evento - Luana e Luiza. Super queridas e atenciosas, não deixaram os expositores na mão, estavam sempre por perto!

Gostei muito de participar deste evento! O evento foi muito positivo não só pelas vendas, mas sim pela oportunidade de conhecer as lojas especializadas em artesanato na cidade (boa parte já existia quando eu morava na cidade, mas só tomei conhecimento ali); os artesãos, algumas meninas inclusive pude conhecer pessoalmente, que publicam seus produtos na internet.; e muitas técnicas novas - fiz um curso durante a feira com a querida Magda, de SP, utilizando a meia de seda, entre outros cursos com tecido.

A feira também foi importante para ampliar horizontes. Vi ali a força do "craft", do trabalho manual, que voltou para ficar. O artesanato está sendo visto com bons olhos, pela questão de sustentabilidade e também pela personalização do produto e sua delicadeza. Foi uma oportunidade para analisar o uso de outras técnicas e materiais em conjunto - o que pretendo fazer com minhas peças, na medida do possível - já estou pensando numa coleção de verão bem artesanal e brasileira!

Só gostaria de deixar claro que todas as peças, tanto na exposição, quanto aqui no site, são feitas por mim. Lógico, as fundições (partes de metal) e as contas sozinhas não confeccionei de minha mão, pois não possuo fábrica de fundição e nem de vidro/cerâmica. Mas toda a pesquisa de material, composição e confeccção das peças são feitas apenas por mim. Sou formada em Artes Visuais e aplico isto no meu trabalho. Da mesma forma, vamos pensar, o artesão na acepção mais tradicional, fabrica o tecido e a estampa para fazer seu trabalho? Não, mas ele escolhe os tecidos, feltros, linhas que vieram da fábrica para então compor o seu trabalho. ;)


Créditos:
1ª e 4ª Fotos: http://jornalartesanato.com.br

Nenhum comentário: